Experiências digitais

sábado, 31 de janeiro de 2015

Lá no trabalho, entre um punhado de ilustrações e outro, as vezes tenho um intervalo. Um período que eu gosto de chamar de “cooldown”. Durante esse período me é permitido estudar coisas de desenho, técnicas, ver tutoriais, pesquisar por referências e fazer experiências por conta própria.

Durante o cooldown desse mês descobri um artista chamado Fabien Mense e me debrucei um pouco sobre seu estilo e processo artístico. Vi várias imagens, vídeos de time lapse e depois tentei reproduzir alguns dos seus elementos nos meus desenhos, tanto em traço quanto em cor. O traço dele me encantou muito, mas também gostei bastante do modo como colore os desenhos, um tipo de aquarela digital em alguns trabalhos, e o cell shading em outros.


Esse vídeo mostra ele finalizando uma página de quadrinhos, com aquarela digital. Fica muito lindo! :D


Esse outro já pega pro lado do cell shading. Dá uma olhada lá no final (5:30), quando ele vai jogando rosa e roxo no desenho, fica simplesmente, demais!

Então fiquei observando os processos e reparando as similaridades entre o que ele faz e aquele processo de cell shading que eu descrevi aqui há uns anos atrás. Mas o pulo do gato dele parece estar no sombreado com cor ao invés de usar preto em baixa opacidade. Resolvi experimentar algo parecido em uns personagens que fiz lá no trabalho e achei o resultado bem legal, porque fica com uma tonalidade mais uniforme, mais viva e coradinha, eu acho. Aqui estão eles:




Fazer o sombreamento desses personagens foi assim: Uma camada de cores flats (chapadas), depois uma camada acima, em modo Multiply e 50% de opacidade nessa cor rosa/roxo onde são as sombras básicas. Depois outra camada de mesma configuração, mas preenchida em lugares pontuais para dar mais volume.


E só pra ilustrar a diferença fiz um comparativo com o sombreado usando preto e as mesmas configurações de camada do outro sombreado com rosa/roxo. Fica bom também, mas parece mais opaco, sei lá… hehehe.


Por fim, fica aí a imagem dos três juntos em melhor resolução.


Fiquei contente com as novas descobertas (de técnica e do artista) e muito inspirada também! Quem não conhece ainda o trabalho dele recomendo fortemente acessar o Tumblr e dar uma boa olhada, porque é muito, muito legal mesmo! :) O canal do YouTube é parada obrigatória pra quem curte essa coisa de ver processo em time lapse!

Abraço e até a próxima!