Voando com os peixes

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Semana passada eu tive um tempinho livre no estágio e aproveitei pra fazer uns estudos. Comecei rabiscando umas aeronaves, muitíssimo influenciada pelo desenho “In the deep” da artista Simone Joslyn Kesterton que vi no deviantART. Fiz então dois rascunhos: um primeiro, que larguei como estava e um outro que fui dando acabamento em escala de cinza e depois joguei um filtro por cima, bem viajante!


Daí, vi meu colega de trabalho acabando uma ilustração num estilo muito bacana, com uma linha sem peso, cores e sombreado simples. Resolvi então voltar no meu primeiro rascunho e dar tratamento semelhante ao meu desenho pra ver qual era e, claro, passar o tempo!

Comecei a gostar do resultado, adicionei umas cores chapadas, sombra simples e pá… mas tava faltando contexto. Porque esse piloto estava voando com essa carinha satisfeita? O que faria com que ele deixasse de apreciar a vastidão à sua frente pra olhar pra trás? E daí tive a ideia de inserí-lo num mundo de fantasia, no qual ele estivese voando com peixes! :P

Processo. Do rascunho ao sombreamento básico
Trouxe o desenho pra casa e dei cabo da inserção dos peixes e da colorização aqui mesmo.

Porque eu vivo num mundo de fantasia e, portanto, voar com peixes parece bastante razoável!

Detalhe 1 - piloto

Detalhe 2 - peixes dourados

Foi meio complicado chegar nesse resultado aí, principalmente porque desenhar peixe é muito difícil (e chato). Desenhar um cardume então… nem se fala! Por isso parei ali, bem antes da metade do caminho. Pelo menos deu pra concluir a ideia, hehehe.

E com isso, finalmente o processo digital se faz presente de novo no Caixola, coisa que desde a Cascoa (MDC Gender Bend) estava em falta. Eu me preocupei mais em mostrar os passos e falei pouco de técnica, mesmo porque estou ainda me acostumando com a nova Wacom. Mas, como sempre, deixo os comentários à disposição, caso queiram perguntar alguma coisa.

Espero que tenham curtido e até a próxima!

6 comentários:

  1. Nossa Joyce, ficou fantástico! Adorei a forma como compôs todo o desenho e a finalização. A pintura ficou uma "viagem" bem legal.
    Gosto muito das técnicas tradicionais e ainda não consigo utilizar bem a tablet, a sensação é que está faltando alguma coisa. (kkk)
    Qual software utilizou no desenhou? Tem um por que?
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, valeu mesmo, Mateus! Eu tenho me esforçado bastante pra fazer desenhos que fujam de character concepts simples e chatos, pra coisas que contem mais histórias e tenham mais profundidade.

      Não que character concepts simples não contem histórias. A pose do personagem, algo na roupa, na expressão facial, diz muito sobre ele mesmo, mas contar uma história com um desenho é algo que venho tentando há um tempo.

      Eu gosto de usar o digital porque me dá uma liberdade diferente da que eu tenho com o papel. Me desprende, me oferece "cheats", digamos assim, que eu considero agregar algo ao meu processo criativo. Nesse ponto, sou super entusiasta da mídia digital, e apesar de tentar as vezes fugir dessas "muletas" trabalhando muito com mídias tradicionais, gosto de poder mesclar bem as duas coisas e me sentir a vontade nos dois mundos.

      O software que eu uso sempre pra trabalhar digitalmente é o Photoshop, é programa que trabalho há mais tempo, o que eu conheço melhor e o que tenho maior desenvoltura. Já conheço de cor e salteado os atalhos e não preciso ficar me preocupando em elaborar novos esquemas mentais pra trabalhar com ele.

      Já tentei o Corel Painter, o Art Rage, o Open Canvas, o Sketchbook Pro e o Paint Tool Sai, antes de trocar de tablet, e eram ruins porque não reconheciam a pressão da Genius da mesma forma que com uma Wacom. Na verdade até o Photoshop não reconhece, mas eu já tinha meu esquema elaborado pra trabalhar nele, e isso minimizava os problemas.

      Agora que estou com a Wacom, quero tentar o Sketchbook Pro de novo e ver qualé. Todo mundo fala horrores do Sai, porque tem estabilizador de linha e que isso é uma maravilha. Tudo baboseira pra mim! Prefiro minhas linhas tortas. Hahahaha.

      Caramba, escrevi mais no comentário que no post! Valeu de novo, e qualquer outra coisa que queira saber, fica a vontade pra perguntar!

      Excluir
  2. Uau! Você fez tudo tão rapidinho... Pra quem disse que precisa se acostumar com o novo equipamento, ficou bom demais! Gostei muito da temática fantasiosa e não vejo problema algum em voar com peixes.

    Adorei acompanhar o processo criativo e acho que foi uma solução muito boa que você deu pra carinha feliz do piloto. Nos dois primeiros rascunhos eu lembrei das máquinas de voar do Toriyama. rs

    Voltou com tudo, Suco! Queremos mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi tão rápido assim... eu comecei lá no LDI. A lineart, cor base e sombreamento da nave foi tudo feito lá. Em casa eu terminei de detalhar o sombreamento da nave, fiz os peixes, o fundo e aquela viagem laranja. :P Haheuhaeu

      A verdade é que eu sempre me amarrei nas máquinas do Toriyama (qualquer uma). E também acho sensacionais as do Jake Parker. O gatilho pra querer fazer algo assim foi o desenho que mostrei no primeiro parágrafo, mas esses daí são influencias, com certeza. :)

      Que bom que gostou do processo e do resultado, Nanika. Valeu a pena postar então! E assim que tiver mais coisa eu posto, pó dexá!

      Excluir
  3. Se esse só foi o primeiro desenho, imagina os outros kkkkkk xD
    Tô mt feliz de vc ter conseguido investir na sua mesa, parabéns! \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mesmo, Mari! Agora trabalhando 8h por dia, mal tenho conseguido tempo pra curtir a minha mesinha. Mas já tô pegando o jeito das Wacom! :D

      Excluir