Proko TV

terça-feira, 23 de julho de 2013


Talvez já tenha comentado com algumas pessoas que lêem o Caixola sobre Stan Prokopenko, artista Ukraniano/Americano que está a frente do canal Proko TV, veiculando pelo YouTube diversas lições de desenho pelo método do Andrew Loomis.

Ele começou tudo do básico, falando primeiro da estrutura da cabeça, as divisões proporcionais, depois falou sobre a construção dos elementos em separado (olhos, nariz, bocas e orelhas). Nessa ocasião eu já havia, inclusive, começado as aulas de desenho de anatomia na Ufes e os vídeos do Proko TV complementavam muito bem o que o professor havia discutido na sala de aula, reforçando meu aprendizado.

O semestre passou, as coisas começaram a ficar corridas, o foco ficou diferente e acabei parando de acompanhar os vídeos semanalmente. Agora, o que antes eram lições abertas a todos, tomaram forma de um DVD para ser comercializado e hoje ele continua fazendo videoaulas para todos, mas existe um conteúdo adicional bem elaborado somente para quem está disposto a pagar. De qualquer maneira, os vídeos gratuitos continuam ótimos e com informações suficientes pra sanar algumas dúvidas, ou ajudar alguém a dar um pontapé inicial em algumas áreas do desenho artístico.

Domingo, quando abri minha conta do YouTube, dei de cara com um desses. :) Depois de cobrir vários aspectos da figura humana, ele finalmente começou a dar lições de desenhos gestuais!


A única desvantagem é que está tudo em inglês. Existe o closed captions do YouTube, talvez até role uma tradução "Tabajara" pro português, mas independente disso vale a pena assistir. :D Já saíram também outros vídeos da série de desenhos gestuais, que podem ser encontrados nessa lista de reprodução.

Fica a dica! :P

4 comentários:

  1. Excelente dica, eu não conhecia esse artista brigadão!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal postar sobre a referência, Suco! Lembro de você ter apresentado ele na época que estávamos fazendo Desenho 3 mesmo, quando eu também postava as coisas sobre desenho no Cappuccino. Assisti uma porrada de vídeos do cara, principalmente porque os métodos do Loomis são sensacionais.

    Galera, é uma super referência e vale a pena assistir. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo, porque mesmo em inglês, eles se preocuparam em fazer umas animações que tornam as coisas bem visuais e ajudam a compreender melhor! :D

      Excluir