Magical Drop V

sábado, 11 de maio de 2013


Faz muito tempo que não posto no Caixola coisas sobre games. Em parte é porque tenho dedicado pouco tempo a isso, com o estágio, o projeto de graduação e o tempo pros desenhos, em parte porque faltava alguma coisa nos jogos que eu vinha jogando que me fizesse pensar: “cara, as pessoas precisam tomar conhecimento disso”. O último que me provocou esse efeito foi o Terraria, mas na época que estava jogando ele, estive meio reclusa da internet. Mas descobri recentemente alguns jogos pelos quais valem a pena contar história, vamos lá?

Lá em 2011, quando eu participava do NIC as vezes me perdia com meus colegas de trabalho conversando sobre jogos e trocando ideias sobre títulos que conhecíamos. Um dia, conversando sobre Tetris e suas derivações, um amigo comentou sobre um título de Neo Geo chamado Magical Drop.

Curiosa como sou, fui atrás da rom pra emular. Apesar de ter conseguido só a versão Magical Drop II pra jogar no Final Burn Evolution, deu pra ter uma ideia do jogo, que me empolgou  bastante. Só dois anos depois de ter descoberto sobre esse título consegui fazer meu irmão sentar comigo pra jogar por algumas horas e foi amor à primeira vista. Somos muito viciados em jogos puzzle derivados de Tetris (Tetris Attack, Kirby’s Avalanche, Puyo Pop Fever etc.) e a mecânica do Magical Drop veio bem a calhar pra fugir do que já estamos acostumados.


Aconselho pularem pra depois de 7 minutos pra ver mais jogo e menos bla bla bla.

O sistema do jogo é o seguinte: Baseado em Head to Head  você joga sempre contra um oponente, seja a inteligência artificial ou outro jogador. Bolas vão descendo do teto no seu campo e você precisa realizar combinações verticais de no mínimo três bolas da mesma cor para fazer reações. Você controla um bobo da côrte que puxa as bolas da pilha principal e depois atira onde quiser verticalmente, para juntar as bolas e acionar as reações. O jogador pode planejar as reações em cadeia para desenvolver combos (combinações, reações em sequência) e assim aumentar sua pontuação, ao mesmo tempo que aumenta a quantidade de bolas que vão descer na tela do seu oponente pra soterrá-lo. Os critérios de vitória são encher a tela do seu oponente de bolas (provocando muitas reações), ou encher um medidor que se chama quota. Quem encher a tela do oponente ou a quota primeiro, ganha. Existem diversos personagens, baseados em cartas de tarô, que apresentam habilidades diferenciadas em como enviam bolas pro oponente. Ainda não consegui desvendar esse mistério das habilidades, mas compreendo que elas existem porque jogar contra alguns personagens é mais fácil ou mais difícil dependendo do personagem que escolhi pra mim.

Lançado em diversas versões, para os mais variados consoles desde 1995, o jogo obteve uma nova sequência, intitulada Magical Drop V em 2012, e foi anunciado para Computador (PC), Xbox Live (XBLA) e PlayStation Network (PSN). Custa R$ 16,99 no Steam e é diversão garantida!

O remake conta com jogabilidade mutiplayer online e local, com até quatro jogadores na tela e partidas em grupo. Ainda não consegui experimentar todas essas funções, porque parece difícil encontrar gente online pra jogar. Uma grande pena, porque um título desse calibre merece ser amplamente jogado. :3 E é por isso que resolvi mostrar pro mundo a maravilha que é o Magical Drop V. Bora jogar, galera. É muito bom! :P

Deixo o trailer pra sentirem o gostinho.

2 comentários:

  1. As pessoas não aparecem pra jogar com você porque sabem que vão tomar uma surra daquelas!

    Demorou você fazer umas capturas de tela de você jogando, heim! Sabe que eu me divirto muito assistindo...

    Boa jogatina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, tem graça jogar com gente por perto, Nanika. Gravar jogando sozinha pra depois os outros verem dá na mesma, e ninguém se interessa por isso...

      Minha jogatina voltará a ativa na semana que o Rafa vier. Aí sim os controles pegarão fogo!

      Excluir