Caneta Gel

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Passeando pelo YouTube uns dias atrás, assisti a um artista chamado Will Terrel falando sobre seu kit básico para desenho.

Will Terrel - Drawing Supplies parte 1. O gatinho dele é uma graça! :P

Como já conhecia alguns dos Brush Pens que ele demonstrou, o material que mais me chamou a atenção foi uma caneta em gel com tinta branca. Já tinha visto outros artistas utilizando tinta branca, mas não sabia que era uma simples caneta gel.

Agora que estou novamente experimentando com tinta nanquim (com as Brush Pens e tal), tive vontade de brincar com esse material. Nesse dia fiquei que nem doida caçando a caneta pra comprar na internet, sem encontrar nem sinal da bendita! Por acaso, no dia seguinte, meu amigo Bis me mostrou um desenho no qual ele usou uma caneta com tinta gel branca sobre nanquim, e foi então que eu descobri que a caneta era vendida nas papelarias daqui. Comprei uma e testei no mesmo dia!

Desenho em papel reciclado, finalizado com canetas diversas:
Uni Pin Fineline 0.1 e 0.2, Sakura Pigma Brush, Tombow Dual Brush
e Uni Ball Signo com gel branco.


Foto da caneta Uni Ball Signo White Gel, caso alguém queira procurá-la no mercado.
Na Grande Vitória essa caneta me custou R$ 6,90

Achei a experiência bem bacana, embora algumas partes tenham ficado menos decentes do que outras. Faz parte de aprender como o material funciona. Estou trabalhando pra experimentá-la sobre lápis de cor e lápis de cor aquarelavel também. Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Não deixem de assistir a parte 2 do vídeo, pois nela ele demonstra com um rascunho rápido algumas das suas canetas, comentando pra que acha boa cada uma delas (infelizmente o vídeo é narrado em inglês, mas pode ser que o YouTube ofereça aquelas legendas malucas, nem sei), o que pode sanar a curiosidade de muitas pessoas antes de entrar na empreitada de comprar materiais.

Até a próxima, pessoal

11 comentários:

  1. Adorei os videos dele...os sketchbooks dele são bem divertidos...! Nesse fim de mundo que moro não tinha a caneta branca pra comprar, mas ja vi vendendo por aqui, mas é sempre assim quando eu quero eu não acho kkkk...o efeito é bem bonito! Valeu a indicação Joy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele recomenda muito desenhar pessoas pra construir repertório. É bem bacana. Queria conseguir fazer isso, hehehe.

      Acho que não deve ser um bicho de sete cabeças comprar esse tipo de caneta. Fica de olho e aproveita a primeira oportunidade.

      E obrigada a você por continuar participando por aqui. Pode crer que sempre que possível vou comentar sobre coisas novas. :D

      Excluir
    2. Então a um tempo atras eu vi essa caneta..olhei e fiquei pensando onde ela iria bem..ao lado vi folhas de fichário pretas...mas nunca pensei em colorir com elas..e agora não acho rsrs mas no shopping da cidade do lado deve ter ..não vou deixar de comprar!

      Estou sempre por aqui! Seu blog e o da Nane ficam aqui na minha barra de favoritos XD

      Excluir
    3. É como disse meu amigo Bis: "Macaco vê, macaco faz."
      Eu mesma nunca vi muita utilidade para essas canetas gel, mas observando desenhos de outros artistas comecei a me intrigar com que diabos de caneta de tinta branca era essa. Hahaha que burra, né?

      Mas é como eu comentava com uma pessoa no deviantART: as vezes dá um resultado mais interessante você usar alguma coisa pra destacar o banco do que deixar o espaço em branco do próprio papel e nisso a caneta gel é massa!

      E poxa, me senti importante agora, heim? Meu blog na barra de favoritos de alguém? Nunca imaginei, sério!!! *__*

      Abraços

      Excluir
    4. Eu tô querendo caçar essa caneta também, viu!
      Falta só o dindim pingar na minha conta, porque estou rodando com a reserva já. =/

      Suco, somos favoritas!*_____*

      Excluir
    5. Hehehe, você foi comigo comprar, criatura! Como assim tá caçando? Na Grafite tem! :P

      Acorda, mulher! Hahaha

      Excluir
  2. Olá gostei bastante desse blog, comecei a segui-lo faz pouco tem, tem um bom conteúdo.

    Bem legal o vídeo, interessante os materiais, é caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Primeiramente, seja bem vindo ao Caixola, obrigada por seguir e que bom que o conteúdo tem sido de utilidade.

      Sobre os materiais, vamos lá:
      Suprimentos artísticos sempre são muito caros, principalmente porque muitas coisas são importadas. Posso dizer que não tenho nem 1/3 do estojo do Will Terrel (o artista do vídeo) e de fato talvez nem seja necessário ter.

      Falando especificamente da caneta gel, me custou no município de Vitória (ES) RS 6,90. Tenho certeza que em cidades maiores o valor dessa caneta deve cair bastante. Um amigo meu afirmou ter comprado a dele por aproximadamente R$ 5,00, e moramos na mesma cidade. Vale a pena pesquisar. :D

      Vou fazer depois uma postagem sobre dicas de sites com suprimentos. Continue acompanhando.

      Abraços

      Excluir
    2. "Suprimentos" Hahahhahaha

      Eu chamaria algumas coisas de itens básicos. As papelarias deveriam oferecer um pacote de coisas para desenhistas que nem as cestas básicas nos supermercados, né?

      Excluir
    3. Na verdade eu dificilmente uso canetas, mas estou tentando aprender, comprei algumas canetas nanquim, mas ainda estou em teste com elas, mas vlw a dica.

      Excluir
    4. @Nane, essa história de itens básicos é muito relativa. Tem gente que com uma lapiseira 0.9mm e borracha faz miséria e representa toda a sorte de coisas, tem gente que gosta de experimentar vários materiais e procurar ser diversificado nos seus processos. E só nesse caso de materiais variados faço uso dessa palavrinha "suprimentos", porque acho que é como melhor representaria mesmo. :P

      @Cris, já vi artistas finalizando desenhos primariamente com tinta nanquim e pincél, e obtendo resultados primorosos. Mais uma vez, vai de acordo com a prática e preferência de cada um. Se atenha à mídia que você acha que obtém melhores resultados, mas não custa nada também se abrir a novas possibilidades. :D

      Excluir