Nintendogs (Nintendo DS)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Tá aí, uma coisa que eu só experimentei por obrigação. Desde que comprei o DS, nunca tinha me interessado por esse jogo de birra, porque todos sabem que é um dos jogos símbolos de gamers casuais, principalmente mulheres, e eu tenho muita raivinha desses preconceitos "gamisticos". Mas esses dias meu irmão estava aqui, e de repente eu comecei a ouví-lo gritando: "Senta Hunter! Dá a patinha Hunter! Hunter! Fiu~Fiu~!" Sim, ele estava falando com o DS dele e quando cheguei perto pra ver o que era, tinha um filhotinho de labrador na tela, todo serelepe pulando pra lá e pra cá, com pulgas, sem dar a mínima pros comandos. Ainda fiz questão de sacanear meu irmão: "Pô, você tá chamando um cachorro virtual em português! Ele responde?" - a resposta é sim, eles respondem.

Os Caezinhos do Canil \o/ - terrível, eu sei. ¬¬"

Depois de muita insistência do meu irmão por conta de um tal de Bark Mode (uma opção multiplayer) coloquei uma versão do Nintendogs no meu DS (a mesma que ele tinha instalada no dele, pra podermos testar a opção multiplayer). Era o Nintendogs: Labrador & Friends. Tudo começa com o jogador em um canil, com uma quantidade específica de dinheiro a disposição pra fazer a compra do seu primeiro filhote. Nesse título, as raças disponíveis inicialmente são: Labrador Retriever, Miniature Schnauzer, Toy Poodle, Pembroke Welsh Corgi, Miniature Pinscher e Shiba Inu. O interessante desse primeiro momento é que sempre que você opta por uma raça, existe a disponibilidade de escolher entre três cães com sexo e características diferentes. Por exemplo: você tem poodles pretos e brancos, uns mais ativos, outros mais tranquilos, específicos para treinadores experientes ou não.

Opções de Poodles, cada filhote com sua característica gerada de modo randômico.

A partir da escolha, o jogador deve levar o filhote pra casa e ensiná-lo seu nome entre outras coisas. É aí que começa a parte chata. Para ensinar o nome e truques para o cãozinho, deve-se falar em voz alta utilizando o microfone do portátil para gravar o comando. Você diz em alto e bom som o nome do cão, repetidas vezes (até demais) até que ele aprenda. Funciona como um gravador. Se o padrão de som for diferente do primeiro em entonação, o cão não irá reconhecer. O problema é que assim que você ensina o nome, deve ficar repetindo diversas vezes para que ele não esqueça. O meu esqueceu duas vezes e só isso me desgastou do jogo.

Truques são ensinados com a utilização do comando de voz e a touch screen por meio de comandos gestuais. Com o uso da stylus o jogador pode, por exemplo, tocar a cabeça do filhote e arrastá-la ao chão para que ele sente, e em seguida falar o comando "sit" e assimilá-lo ao movimento que o cachorro acabou de executar. Como é um gravador, é possível registrar comandos em sua língua nativa - eu mesma registrei "senta!". Existe também um caderninho de truques no qual o jogador pode escrever os comandos que já foram aprendidos pelo filhote para não esquecer depois.

O jogo é desenvolvido em 3D e mesmo com a baixa possibilidade gráfica do Nintendo DS os filhotinhos conseguem ser mesmo bonitinhos. É necessário acariciar o cachorro para recompensá-los e demonstrar afeto, e ele responde ao toque nas mais diversas partes com animações de acordo. Quando se passa a stylus na orelha, ela abaixa; se pega na patinha e arrasta, ela levanta; se passa a mão no pescoço, o cachorrinho levanta a cabeça e faz cara de satisfeito! É assustadoramente fofo!

Meu filhote de Shiba Inu. Era pra se chamar Mordekai em homenagem ao personagem de Apenas um Show, mas não coube... XD


É perfeito para ensinar aquele senso de responsabilidade para crianças, pois diferente de um Tamagochi, tem-se agora uma representação fiel de um animal real, sem sujeira em casa e dor de cabeça - muito embora as pessoas fiquem gritando os comandos o tempo todo. Não tenho condições de dizer até que ponto vão doenças e a morte do mascote, nem se existem, porque não dei continuidade ao jogo. Confesso que essa história de ficar gritando na frente do DS não me anima muito, apesar de o jogo ser no mínimo interessante. Enfim, de maneira geral, posso dizer que é um título que surpreende e que não é a toa que algumas de suas mais diversas versões estão na lista dos jogos escolhidos pelo editor na IGN.

As outras versões do jogo pra Nintendo DS são:

Nintendogs: Chihuahua & Friends
 - Chihuahua
 - German Shepherd Dog
 - Boxer
 - Cavalier King Charles Spaniel
 - Yorkshire Terrier
 - Shetland Sheepdog

Nintendogs: Dachshund & Friends
 - Miniature Dachshund
 - Golden Retriever
 - Beagle
 - Pug
 - Siberian Husky
 - Shin Tzu

E por hoje é só. Espero que tenham gostado do post. Pra quem curte esse tipo de jogo, é um prato cheio!

Até a próxima.


Desenho e pintura digital (parte 02)

domingo, 22 de janeiro de 2012

Esses dias postei aqui o processo de elaboração das ferramentas pro jogo Ecriândia. Nesse mesmo dia, depois que terminei de executar ajustes naquela imagem que publiquei, aproveitei o tablet plugado e comecei a rabiscar uma Arlequina (Harley Quinn - sidekick do Coringa), porque eu tô jogando de novo Lego Batman: The Videogame, e porque eu acho a Arlequina muito massa, sempre achei, desde Batman The Animated Series no SBT! XD
E o resultado foi:


Eu achei bem no nível do que eu faço mesmo. Cheio de problemas, preguiçosamente resolvido, mas bacaninha. O que surpreendeu foi a resposta da comunidade ao fazer upload no meu deviant Art. No dia seguinte já tinha sido pedida pra que o desenho fosse adicionado à dois grupos, e ele passou a quantidade de favoritos que tinha a minha melhor deviation - um papel de parede de Mai-Otome que fiz há uns dois anos pra mim mesma e upei lá.



Não vou me iludir! Com certeza a comunidade fã de Batman é bem maior do que a fã de Mai-Otome. Mas foi bacana assim mesmo! Acho que nenhum desenho meu teve tanta repercussão assim até hoje. É legal ter o ego massageado uma vez ou outra.

Enfim, só queria mesmo compartilhar esse desenho e esse fato marcante no meu fim de semana (OOOOH!! xD).

Até a próxima!

Skin NDS - Wolverine

Meu irmão me fez a encomenda de uma outra skin pro NDS dele, com imagens do Wolverine. Não quis muito arriscar com cores, porque não sei muito bem o gosto dele, mas sei que de preto ele gosta. Então praticamente fiz uma derivação da skin do Metallica que já fiz upload no blog outro dia. Saiu assim:


Download: Wolverine Skin

Duas skins upadas hoje, apesar da do Bomberman já ter sido feita há alguns dias.
Quem gostar, pode compartilhar com os amigos a vontade, os links estão todos aí.

Até a próxima!

Skin NDS - Bomberman

Me deu vontade de fazer essa skin depois que enjoei de usar a do Neku e a da Lady Cloche. Como estava jogando super empolgadamente Bomberman Land Touch! resolvi fazer uma com o personagem principal, o Bomberman Branco, chamado nessa nova versão do game de Cheerful White - nossa, que meigo!


Estou usando ela agora no meu NDS. Foi bacana porque me propus a não só recortar imagens de baixa qualidade, mas sim vetorizar todos os elementos, desde o personagem principal, ao padrão de repetição usado no fundo. A tela de baixo ficou com a legibilidade um pouco prejudicada na parte onde não há o highlight da rom selecionada, mas ainda assim gostei do resultado. =P



Desenho e pintura digital

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Só compartilhando um pensamento rápido:

As vezes, quando tiro a visualização do lineart dos meus desenhos, até chego a me convencer de que se eu fosse um pouco menos preguiçosa, seria uma boa artista digital.

Preview de uma das ferramentas para o jogo Ecriândia.
Mas venhamos e convenhamos, ainda tenho muito o que aprender. Bora de volta pro trabalho! =P

Jogando no PC

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pra quem tiver paciência de ler, o relato de uma experiência frustrada e a solução pra tudo!
Desde o nosso primeiro computador (datado de 2001) se tem uma coisa que não falta instalado aqui em casa são jogos, principalmente emuladores. Mesmo enquanto ainda tínhamos o console do Super Nintendo em casa em plena atividade, já emulávamos alguns jogos que nunca conseguimos ver nas mãos em cartucho, como Dragon Ball Z Hyper Dimension, Dragon Ball Z, Sailor Moon, Seiken Densetsu 3 (a.k.a Secret of Mana 2 não oficialmente nos EUA) entre quinhentos outros RPGs e jogos que havíamos jogado há décadas e não conseguíamos mais encontrar.


No início de 2011, quando resolvi mudar de desk pra laptop, uma das primeiras coisas que pensei foi: "Como vou jogar com meus irmãos e amigos só no teclado?" Além de não acomodar muito bem duas pessoas na frente de um laptop, se quebrar o teclado, era uma vez, e olha, já foram muitos teclados avariados pela jogatina de Tetris Attack e alguns outros títulos de Game Boy Advance.


Pensando nisso e em manter a jogatina no PC, logo adquiri um par de controles da Leadership Gamer. Os USB Small PC me custaram no Kabum míseros R$9,90 cada mais o frete. Extremamente barato para o que se pretendia (jogar SNes, M.A.M.E, PSX e Mega Drive). Apesar dos botões um pouco duros e barulhentos, ficamos muito satisfeitos com a possibilidade de jogar com controles no PC depois de anos jogando somente no teclado. Foi muito bom jogar Guilty Gear e os vários beat'em up de Arcade. Foi justamente por aí que comecei a ficar insatisfeita. Os controles começaram a apresentar conflitos na hora de emular Dungeons and Dragons no CPS-1, e não era compatível com o jogo pra PC que eu estava mais interessada em jogar multiplayer na época, Trine. Tive que me conformar, mas tinha em mente que na primeira oportunidade, iria adquirir joysticks melhores, de preferência com analógicos.


Leadership USB Small PC: perfeito pra você que não tem muitas expectativas.
Essa idéia foi ficando cada vez mais enraizada na minha cabeça quando comprei o primeiro Humble Bundle (Humble Frozen Synapse Bundle) que continha jogos compatíveis com controles incluindo opções de cooperação local (ex.: Shadowgrounds, Shadowgrounds: Survivor e o próprio Trine), mas não compatíveis com os meus.


Depois disso sosseguei um pouco com os jogos por conta das atividades universitárias, mas nesse fim de ano foram lançados tantos Bundles de jogos independentes e tantas promoções no Steam, que acabei adquirindo mais jogos do que jamais imaginei! Muitos deles compatíveis com controles, mas não com os que eu tinha. Pra completar, meu irmão mais velho tem vindo muito aqui em casa nessas férias e acabamos experimentando a oportunidade de jogar jogos com mais de 2 jogadores, o que nunca tinhamos feito aqui em casa! Foi uma experiência muito maneira!


Isso tudo culminou com a difícil decisão de adquirir um controle decente que fosse a solução pra todos os meus problemas! Depois de muito pensar resolvi investir em um controle oficial do Xbox 360 com fio e entrada USB. Fiz a compra pelo Wal-Mart semana passada e recebi hoje o produto. Fiz um teste nos jogos que eu tinha no PC e alguns emuladores também e o saldo é: va-leu-ca-da-cen-ta-vo! Compatibilidade garantida pra todos os jogos compatíveis com controle que arrumei recentemente e funciona perfeitamente com os emuladores também. A parte ruim é que pra quem está há mais de 10 anos jogando com o modelo da Sony, o estranhamento dos gatilhos, do posicionamento do analógico esquerdo e do digital, os nomes dos botões, e até mesmo o formato ergonômico do controle é grande.


Nova vida de jogatina a frente! =P
Bom, esse post é mais um daqueles exemplos de que o barato sai caro, e que as vezes vale mais a pena investir um pouco mais em algo que você realmente gosta pra não ter dores de cabeça.


Obrigado a quem teve paciência de ler, e até a próxima!